quarta-feira, 5 de junho de 2013

Vera Lucia de Santis Arantes Pereira
Lembrança de minha primeira leitura 

     Meus irmãos iam para escola, eu ficava chorando que queria ir também, mas eu morava no sitio e lá não tinha pré-escola, então minha mãe conversou com a professora dos meus irmãos e ela deixou eu entrar com seis anos, mas se eu não conseguisse acompanhar, reprovava e entrava com sete anos. Foi o que aconteceu. Fiz de novo o primeiro ano, então aprendi a ler, foi a maior felicidade, sempre gostei de ler e estudar, nunca mais repeti e nunca mais parei de ler. Eu só tinha contato com livros na escola, porque em casa não tinha, meus pais estudaram pouco, só aprenderam a ler e escrever e sairam da escola para trabalhar. Então quando eu pegava um livro cheio de figuras e letras era uma festa, também gostava e gosto muito de ler gibis, me divirto com os gibis do Chico Bento. Na escola e na faculdade
li muitos livros e leio até hoje.Um que eu gostei muito: O Guarani.



Thiago Rogério dos Santos
Meu primeiro contato com a leitura

Uma das lembranças mais antigas e nostálgicas de leitura que permeia minha mente tem como principal figura meu pai, que sentava comigo e lia alguns gibis da "Turma da Mônica", isso me deixava fascinado, eu apenas olhava os desenhos e imagens e via os balões de fala, tentava imaginar o que o personagem estava falando, pensando e com meu pai fazendo a decodificação dos sinais gráficos, o sentido das histórias de Mônica e seus amigo iam construindo sentido em minha cabeça. A partir daí, eu queria aprender ler para poder fazer sozinho o que meu pai fazia por mim, não por que era ruim com ele, mas por uma questão de autonomia que mesmo sem saber, crescia já em mim. E então, fui para a pré-escola, aprendi a decodificar os sinais e os gibis eram "devorados" por mim.
Lembro também do ensino fundamental e da grandiosa "Série Vaga-Lume" em que li quase todos os títulos dessa coleção.
A partir daí, começou o contato com os cânones literários e ler acabou tornando-se não uma obrigação e sim um deleite.

Zilda Aparecida Martins
Minha primeira experiência com a leitura

Gostaria de compartilhar com vocês o meu momento  de iniciação a leitura. Sou filha de mãe analfabeta que nunca mediu esforços para que seus cinco filhos fossem alfabetizados e sentissem  a importância da leitura e escrita na vida.Para ela não existe riqueza maior que este  dom. Eu sou a caçula da casa e lembro que quando fui para a primeira série fiquei muito envergonhada, pois somente eu daquela  sala não tinha feito a pré escola e isso me incomodava pois era a “atrasada”. Porém a professora   com paciência na maioria das vezes  me esperava  terminar a lição. Ela sempre passava  para gente como era belo e bonito  o traçar das letras e como era ainda mais maravilhoso juntar aquelas letras e formar palavras. Como era a mais lerda da turma ,além de levar tarefas de casas tinha sempre algum dever de classe não acabado.Então quando chegava em casa a minha mãe sempre  perguntava se tinha dever de casa e eu respondia que sim ,e ela na maior tristeza comentava que se  soubesse ler jamais me deixaria passar por tais dificuldades  e que era para  eu ir juntando pedacinhos  que dava certo.Naquele tempo a minha irmã um pouco mais velha que eu cursava a terceira série e dominava bem a leitura e a escrita brincava de escolinha comigo e isto fez me sentir segura . Em suas aulas reproduzia  a professora  com gestos e jeito de falar ,contava histórias que lia e aquelas que a  professora contava, dentre elas duas historinhas que eu gostava de ouvir que era  A Família Urso e a Porquinha do rabo esticado.Mesmo não dominando a leitura totalmente folheava os livrinhos e lia do meu jeito para minha mãe.

 Terezinha Nigro Salles 
 Minha primeira leitura

    Tenho boas lembranças de minhas primeiras experiências com a leitura e a escrita.gostava muito de ir à escola, minha professora da primeira série era minha madrinha querida, rapidamente aprendemos a letras, fomos juntando as letrinhas (ela usava uma varinha para apontá-las) e as palavras corriam soltas.
Logo as frases e depois os trechos. Ah que sensação maravilhosa! as descobertas, folhear os primeiros os primeiros livros, saborear gravuras, aprender a cartilha.Quando via uma palavra, na rua, em casa, eu queria logo ler. queria que todos soubessem do meu aprendizado. aos poucos fui me aperfeiçoando pela palavra escrita e pela leitura.
     As professoras descobriram que eu tinha facilidade para declamar as poesias e em toda comemoração ensaiávamos e recitava sem hesitar. Todos os anos, até sair da escola praticamente. Lembro-me que recusei um convite por vergonha e a professora de português com a minha recusa ficou muito brava com a minha recusa. Parei por ai...
    Quando adolescente, meus irmãos eram sócios do círculo do livro e me presenteavam com muitos livros. li vários, depois na escola, para fazer provas no ensino médio, precisamos ler os clássicos. e assim continuei e tenho esse gosto até hoje.
                                            
    

DEPOIMENTOS

    MEU DEPOIMENTO: Vera Lucia de Santis Arantes Pereira
                                       
     Também gosto muito de ler porque quando eu leio um livro,
eu vivo a história do personagem, se ele está triste , fico triste,
se ele está feliz , fico feliz, sou uma pessoa muito emotiva, ape-
sar de ser meio estranho, eu acho gostoso isso, viver a história
 junto com o personagem.
    Quanto a escrita confesso que quando estava no colegial tinha
 dificuldade para desenvolver um texto, mas depois que fiz facul-
dade li tantos livros , creio que venci essa dificuldade. E também 
 fazem vinte anos que leciono, nós aprendemos junto com os
 alunos.
     Agora tenho facilidade em escrever poemas e textos, com o
tempo adquirimos experiências.


DEPOIMENTO: Vera Lucia de Santis Arantes Pereira

 

EXPERIÊNCIA SOBRE LEITURA E ESCRITA


       Já tive muitas experiências de leitura e escrita, mas a que eu mais
gostei, foi trabalhar um projeto sobre diversos tipos de poemas, onde
no final do projeto, eles tinham que montar um livro com os poemas
da classe toda. Foi muito gostoso desenvolver esse projeto, os alunos
gostaram muito porque foi uma aula diferente e no final,depois que eu
corrigi todos os poemas, eles foram até sala de informática e
cada um digitou o seu texto do jeito que quis,escolhendo o tipo de
letra, de cor, depois de pronto, imprimi,encadernei, montei o livro,
depois mostrei para eles o resultado do trabalho.
     Comecei o projeto questionando sobre o que é poesia , houve uma
discussão sobre isso e depois eles fizeram um cartaz falando sobre o
que é poesia, então expliquei o que é acróstico, dei exemplos e eles
fizeram seus próprios acrósticos. Na segunda parte ensinei eles para-
frasearem poema, eles tinham que inventar outro poema seguindo a
mesma estrutura do poema que dei.
     A terceira parte foram poemas cinéticos, produziram alguns bem in-
teressantes. A quarta parte foram os classificados, dei exemplos, então
fizeram poemas em forma de classificados e por último poemas sobre
a infância,  passei alguns exemplos e eles escreveram  seus próprios
poemas contando suas infâncias.
     Enfim nesse projeto trabalhei a leitura dos poemas dados por mim
 e a dos feitos por eles e a escrita dos mesmos que eles tiveram que
 produzir.

2 comentários:

  1. Olá, pessoal do grupo 8. Estou fazendo uma visitinha pra vcs. Ficou show...
    Abraços
    Marilza (grupo 6)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marilza! O seu também ficou muito bom!Parabéns!

    ResponderExcluir