segunda-feira, 3 de junho de 2013

Avaliação

RESULTADO DA APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO SOBRE O TEXTO AVESTRUZ

       Eu apliquei esta avaliação no 6º ano e gostei do resultado, eles conseguiram responder todas as questões, só tiveram um pouco de dificuldade na hora que eu pedi para eles fazerem um diálogo entre o narrador e o menino , transformando o discurso indireto em direto, mas com a minha explicação, eles conseguiram e eles gostaram muito do texto, acharam engraçado.

 

AVESTRUZ( MARIO PRATO)


         O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, uma avestruz.Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um email dizendo que a culpa era minha.Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes.   Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto. Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruzes. E se entregavam em domicílio. E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. A avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar a avestruz, deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais exato.
       Mas eu estava falando da sua criação por deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí assustando as demais aves normais.
        Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor! Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que logo depois, Adão, dando os nomes a tudo que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha. Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem plenamente até os quarenta, entrando depois na menopausa, não têm, portanto, TPM.
     Uma avestruz com TPM é perigosíssima! Podem gerar de dez a trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento. Ele insiste, quer que eu leve uma avestruz para ele de avião, no domingo.Não sabia mais o que fazer. Foi quando descobri que elas comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo: máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteira E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem. Parece que convenci o garoto que me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.

PRATA, Mário. Avestruz.

5ª série/ 6º ano vol. 2

Caderno aluno p. 9

Esta uma corrida de avestruz,onde os ganhadores recebem premios.Mostrar o video para os alunos para que eles possam ver como é o animal.



  GRUPO 4:  Vera, Valentina,  Helenice ,  Miriam,  Elaine,  Salete  e  Jôse (Publico alvo 6º anos).
              SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM SOBRE O TEXTO:  AVESTRUZ  do autor; 
              Mario Prata (elaborada durante o curso presencial)
              Antes: Questionamentos sobre o texto: (oralmente)
    Quem   já viu um avestruz?
     Como  vocês imaginam um avestruz?
     Qual   de vocês gostaria de ganhar  de presente um avestruz? 
               Quais os animais de estimação que  são mais comuns?
               Durante:   Leitura Individual
                Leitura por fileira (para que os alunos com mais dificuldade se sintam mais a vontade)
               Alunos  da fileira lê um parágrafo juntos. 
                Depois:  Leitura em duplas (Professor  organizar as duplas de acordo com grau de dificuldade de cada  um)
                Pesquisar palavras no dicionário.
                Falar sobre: Foco narrativo , discurso direto e indireto.
          1)      Chamar atenção para o tipo de narrador e os tipos de  discurso.

2)       Produção de texto:
Escreva um diálogo entre o menino e sua mãe, pedindo o avestruz. (Explicar a pontuação
de um diálogo.) 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3)      Produção de imagens
Desenhe o avestruz de acordo  com a descrição feita no texto pelo narrador.  






Observação;  Enquanto os alunos desenham o avestruz, podem ouvir a musica AVESTRUZ
Composição: Dé di Paula, Zé Henrique(pode também se discutir a letra da música com os os alunos)
Tava cansado de viver lá na roça
De andar só de carroça, resolvi então mudar
Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro tava num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
Pra me ajudar a tocar este negocio
Arrumei foi muito sócio veja só no que foi dar
Cabeleireira empenhou sua tesoura
Diarista a vassoura hoje vive a reclamar
Tinha um amigo que dizia ser esperto
Teve prejuízo certo hoje ta desesperado
Foi a motoca, foi a égua e a poupança
Realmente foi lambança, só deu cheque carimbado
Até o vovô que guardava um dinheirinho
Comprou quatro filhotinhos lá se foi seu ordenado
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
Neste negócio de comprar este bichinho
Fiquei falando sozinho e agora o que fazer
Comeu o carro, foi também a camioneta
Só não foi a bicicleta pois não consegui vender
Era feliz e vivia controlado
Com a família do lado não devia pra ninguém
Na quebradeira que esse bicho me deixou
Minha mulher me abandonou e meus amigos tamém
To apertado igual um pinto no ovo
Este bicho é um estorvo, nem me fale nesse trem
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
Avestruz, comeu até minha aposentadoria!



Avaliação feita no curso presencial MGME , modulo II

Avaliação do texto:" Avestruz" (publico alvo 6º anos)
Grupo 4: Vera, Valentina, Elaine, Helenice e Miriam.

Leitura e análise do texto: Avestruz

Copie e responda as questões abaixo:

1) Por que o menino escolheu como animal de estimação um avestruz?


2) Como o narrador convenceu o garoto a desistir do avestruz como bicho de estimação?


3)"Struthio Camelus australis" é o nome oficial do:
a) ( ) urubu
b) ( ) camelo
c) ( ) avestruz
d) ( ) gaivota


4) Na frase: "e me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem até os quarenta"...
O termo destacado se refere :

a) ( ) ao narrador
b) ( ) ao menino
c) ( ) a gaivota
d) ( ) ás avestruzes

5) O foco narrativo está em primeira pessoa. Retire do texto um trecho que comprove essa afirmação.  

 
Criação de uma situação de aprendizagem. 
THIAGO ROGERIO DOS SANTOS 




Texto: No Aeroporto (Carlos Drummond de Andrade)



--------------------------------------------------

I - Atividade Pré-Leitura:

· Levantar questões sobre o título do texto (No Aeroporto), quais situações ocorrem nesse determinado lugar, o que acontece, e para quê serve um aeroporto;
· O que eles esperam (hipóteses) sobre um texto com esse título (viagem, partidas, despedidas...);
· Breve explicação sobre o autor (Carlos Drummond de Andrade);
· Especificar características presentes no gênero textual “crônica”;
. Contextualizar o aluno;
· Objetivos da aula e leitura: Apresentação da estrutura da crônica;



II - Atividade durante a leitura:

· Leitura feita pelo professor;
· Confirmar ou corrigir as hipóteses feitas antes de ler;
· Construção da ideia central e tema (sentido global) do texto;
· Explicar palavras desconhecidas e importantes para o desenvolvimento da leitura;
Ilustração do personagem Pedro feita pelos alunos.

--------------------------------------------------

Alunos do 8º Ano Laranja da E.E. José Conti - Igaraçu do Tietê

 --------------------------------------------------

Alunos do 9º Ano Vermelho da E.E. José Conti - Igaraçu do Tietê


III - Atividade Pós-Leitura:

· Reflexão existencial (interpretação) sobre assuntos cotidianos que às vezes passam despercebidos por nós;

--------------------------------------------------
Avaliação:

· Inversão do ponto de vista: Montar e construir um texto com a versão da criança sobre os acontecimentos.
· Dividir o texto em partes distribuídas em filipetas para que assim os alunos coloquem na sequência correta.
· Pedir para ilustrarem o texto em forma de quadrinhos.





E esta a segunda atividade, também realizad 
E esta a segunda atividade, também realizada por mim em sala:



Criação de uma situação de aprendizagem. 


Texto: Pausa (Moacyr Scliar)

--------------------------------------------------

I - Atividade Pré-Leitura:

· Apresentar a seguinte imagem para a sala:




. A partir da visualização da imagem pelos alunos, questioná-los sobre qual a função dessa tecla no controle remoto/videogame. Em quais momentos utilizamos.
· Trabalhar com o significado que podemos inferir do título do conto “Pausa” a partir da ideia retirada da análise da imagem.
· Colocar a música “Paciência – Lenine” para tocar.
· Definir o significado da palavra “pausa”.
· Em quais momentos de nossa vida precisamos de uma “pausa”.
II - Atividade durante a leitura:
· Leitura do texto feita pelo professor.
· Ao deparar-se com palavras desconhecidas, pedir para que falem “pausa”, e então, marcar as palavras para uma posterior pesquisa no dicionário.
· Perceber as “pausas” do texto marcadas pelo uso da pontuação.
III - Atividade Pós-Leitura:
· Pesquisa de palavras desconhecidas no dicionário em duplas. (No caso de algum aluno tiver mais dificuldade, colocá-lo junto de algum que tenha mais facilidade para realizar a atividade).
· Levantar questionamentos acerca da rotina e correria diária que enfrentamos.
· Reflexão sobre a pausa que Samuel dava todo domingo e as possíveis causas desse ato.
--------------------------------------------------


Atividade com o dicionário no Oitavo ano Laranja - E.E. José Conti - Igaraçu do Tietê

Nenhum comentário:

Postar um comentário