quarta-feira, 5 de junho de 2013


THIAGO ROGERIO DOS SANTOS



Meu primeiro contato com a leitura

Uma das lembranças mais antigas e nostálgicas de leitura que permeia minha mente tem como principal figura meu pai, que sentava comigo e lia alguns gibis da "Turma da Mônica", isso me deixava fascinado, eu apenas olhava os desenhos e imagens e via os balões de fala, tentava imaginar o que o personagem estava falando, pensando e com meu pai fazendo a decodificação dos sinais gráficos, o sentido das histórias de Mônica e seus amigo iam construindo sentido em minha cabeça. A partir daí, eu queria aprender ler para poder fazer sozinho o que meu pai fazia por mim, não por que era ruim com ele, mas por uma questão de autonomia que mesmo sem saber, crescia já em mim. E então, fui para a pré-escola, aprendi a decodificar os sinais e os gibis eram "devorados" por mim.
Lembro também do ensino fundamental e da grandiosa "Série Vaga-Lume" em que li quase todos os títulos dessa coleção.
A partir daí, começou o contato com os cânones literários e ler acabou tornando-se não uma
 obrigação e sim um deleite.


Terezinha nigro Salles
Minha primeira experiência com leitura

Tenho boas lembranças de minhas primeiras experiências com a a leitura e a escrita.Gostava muito de ir à escola, minha professora da primeira série era minha madrinha querida. Rapidamente aprendemos as letras, fomos juntando as letrinhas(ela usava uma varinha para apontá-las) e as palavras corriam soltas.Logo as frases e depois os trechos. Ah!Que sensação maravilhosa. As descobertas, folhear os primeiros livros, saborear as gravuras, aprender com a cartilha. Quando via uma palavra, na rua, em casa , eu queria logo ler. Queria que todos soubessem do meu aprendizado.Aos poucos fui me afeiçoando pela palavra escrita e pela leitura. As professoras descobriram que eu tinha facilidade para declamar as poesias. E em toda comemoração, ensaiávamos e recitava sem hesitar.Todos os anos, até sair da escola praticamente. Lembro-me que recusei um convite bem no final, pois tinha vergonha e a professora de português ficou muita brava com a minha recusa. Parei por aí...
Quando adolescente, meus irmãos eram sócios do círculo do livro e me presenteavam com muitos livros. Li vários.Depois na escola, para fazer as provas no ensino médio, precisávamos ler os clássicos. E assim continuei e tenho esse gosto até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário